quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ÉTICA NA EDUCAÇÃO JUDAICA



 Ronaldo Mainardes Lemes Pinheiro  - Professor de Filosofia




“Afim de que de geração em geração, saibamos, e que a última geração que nascerá reconte para as suas crianças”.                    Salmo –  תהילים 78,6

 Como educadores, pais e líderes comunitários. Ficamos com as seguintes dúvidas: Como educar nossas crianças e adolescentes? Somos exemplos para a educação? Como educar moralmente? Devemos educar segundo a nossa fé?
Vendo a Educação judaica, podemos repensar a nossa Educação. A Educação no judaísmo está ligada ao estudo, como forma de oração, então, estudar é estar em oração. Os jovens vão para a sinagoga (lugar de encontro) para estudar a Torah תּוֹרָה)), que do hebraico significa ensinamento (é o livro da lei – o nosso Pentateuco). Mas o que é esse estudar a Torah? É Compreender o ensinamento de D`us e procurar ser um individuo ético. Eis o ponto que queremos discutir – a Ética.
Vemos que no judaísmo, cabe aos pais a responsabilidade da primeira educação, da família dentro do seu lar. Educar a criança dando-lhe fundamento para desenvolvimento moral. Segundo Rashi (Rabino Francês do Séc. XII) “o que a criança diz na rua, é o que ouviu em casa de seu pai e sua mãe”. Dessa maneira, a formação do individuo necessita dos bons exemplos.
O objetivo da Educação judaica, evidente na Torah, é desenvolver indivíduos com a capacidade de refletir sobre os valores éticos, sabendo aplicá-los no seu cotidiano, assim a oração é de suma importância para todo o judeu que recita quatro vezes por dia o Shemá Israel – “Escuta Israel, o Senhor (Adonai) é nosso D`us, o Senhor é um” (Dt, 6,4). Ou seja, o que fortalece o sujeito ético é D`us, fonte do Bem.
De acordo com o filósofo contemporâneo Emmanuel Lévinas, no Shemá se estabelece uma relação de alteridade, bem entendido de uma alteridade ética, de D`us, o totalmente outro com o eu, provocando o eu para essa mesma experiência de alteridade com o outro, ou seja, todo aquele que faz parte do seu cotidiano.
Vários pontos a Educação judaica nos provoca a repensar a nossa, mas não temos como discorrer aqui, porém podemos citar um exemplo: todo judeu é educado a saber confrontar, discutir sobre qualquer assunto da Torah ou “pagão”, assim formando um sujeito intelectual capaz de questionar e criar conceitos, portanto, esse sujeito já possui uma base ética e intelectual dada primeiramente pelos seus pais e posteriormente na sinagoga e na escola.
 Vendo a pintura de Benn (pintor do período da perseguição nazista aos judeus) no começo desse texto, que representa o pai ensinando o seu filho sobre o Eterno (tenho na parede de meu quarto) fiquei estimulado a escrever esse pequeno artigo, com o objetivo de provocar a todos a pensar a educação já que nos encontramos em um período de crise, em que não sabemos de quem é a função de educar: se é da família, da igreja ou da escola.
Assim sendo, a exemplo desse modelo de Educação judaica, podemos pensar a nossa Educação com o objetivo de formar indivíduos éticos capazes de refletir e questionar sobre a vida no seu cotidiano e estabelecer relações de alteridade, cabendo a responsabilidade a todos nós, para depois tornar o sujeito autônomo em suas decisões.

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