“Afim
de que de geração em geração, saibamos, e que a última geração que nascerá
reconte para as suas crianças”. Salmo
– תהילים 78,6
Vendo a Educação judaica, podemos repensar a nossa Educação.
A Educação no judaísmo está ligada ao estudo, como forma de oração, então, estudar
é estar em oração. Os
jovens vão para a sinagoga (lugar de encontro) para estudar a Torah תּוֹרָה)), que do hebraico significa ensinamento (é
o livro da lei – o nosso Pentateuco). Mas o que é esse estudar a Torah? É
Compreender o ensinamento de D`us e procurar ser um individuo ético. Eis o
ponto que queremos discutir – a Ética.
Vemos que no judaísmo, cabe aos pais a responsabilidade da
primeira educação, da família dentro do seu lar. Educar a criança dando-lhe
fundamento para desenvolvimento moral. Segundo Rashi (Rabino Francês do Séc.
XII) “o que a criança diz na
rua, é o que ouviu em casa de seu pai e sua mãe”. Dessa maneira, a formação do
individuo necessita dos bons exemplos.
O objetivo da Educação judaica, evidente na Torah, é
desenvolver indivíduos com a capacidade de refletir sobre os valores éticos,
sabendo aplicá-los no seu cotidiano, assim a oração é de suma importância para
todo o judeu que recita quatro vezes por dia o Shemá Israel – “Escuta Israel, o
Senhor (Adonai) é nosso D`us, o Senhor é um” (Dt, 6,4). Ou seja, o que
fortalece o sujeito ético é D`us, fonte do Bem.
De acordo com o filósofo contemporâneo Emmanuel Lévinas, no
Shemá se estabelece uma relação de alteridade, bem entendido de uma alteridade
ética, de D`us, o totalmente outro com o eu, provocando o eu para essa mesma
experiência de alteridade com o outro, ou seja, todo aquele que faz parte do
seu cotidiano.
Vários pontos a Educação judaica nos provoca a repensar a
nossa, mas não temos como discorrer aqui, porém podemos citar um exemplo: todo
judeu é educado a saber confrontar, discutir sobre qualquer assunto da Torah ou
“pagão”, assim formando um sujeito intelectual capaz de questionar e criar
conceitos, portanto, esse sujeito já possui uma base ética e intelectual dada
primeiramente pelos seus pais e posteriormente na sinagoga e na escola.
Vendo a pintura de
Benn (pintor do período da perseguição nazista aos judeus) no começo desse
texto, que representa o pai ensinando o seu filho sobre o Eterno (tenho na
parede de meu quarto) fiquei estimulado a escrever esse pequeno artigo, com o
objetivo de provocar a todos a pensar a educação já que nos encontramos em um
período de crise, em que não sabemos de quem é a função de educar: se é da
família, da igreja ou da escola.
Assim sendo, a exemplo desse modelo de Educação judaica,
podemos pensar a nossa Educação com o objetivo de formar indivíduos éticos
capazes de refletir e questionar sobre a vida no seu cotidiano e estabelecer
relações de alteridade, cabendo a responsabilidade a todos nós, para depois tornar
o sujeito autônomo em suas decisões.
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